Internacional

A nossa herança

A Biocodex é uma empresa familiar que foi fundada há mais de 60 anos para comercializar a primeira estirpe de levedura probiótica do mundo, a Saccharomyces boulardii CNCM I-745®. Desde então, a Biocodex tem expandido os seus conhecimentos em microbiota intestinal, evoluindo de uma pioneira francesa para um ator internacional na área da microbiota.

A história da Biocodex

A história da Biocodex começou nos anos 1920 com a descoberta da levedura Saccharomyces boulardii na Indochina por Henri Boulard, um biólogo francês. Naquela época, a epidemia de cólera era comum na Ásia. Henri Boulard tinha um forte interesse pelas doenças tropicais.

O agrónomo observou que, para tratar a diarreia infeciosa causada pela cólera, os indochineses consumiam uma bebida à base de líchia e mangostão. Henri Boulard decidiu estudar em pormenor a composição da casca das líchias e dos mangostões. Ele identificou uma levedura específica da família da sacaromice, a estirpe única Saccharomyces boulardii CNCM I-745® que a Biocodex produz hoje em dia.

Henri Boulard na origem dos probióticos

Este documentário leva-nos até ao início do século XX, quando o agrónomo Henri Boulard descobriu a sua paixão por plantas e levedura, os microrganismos vivos que são capazes de provocar a fermentação. O filme traça o percurso de Boulard na Indochina, conduzindo até à descoberta da primeira estirpe de levedura probiótica do mundo para a medicina humana.

A estirpe única da Biocodex

Em 1953, a Biocodex adquiriu os direitos da estirpe de levedura e do processo de fermentação de Henri Boulard e, em 1961, a empresa registou a Saccharomyces boulardii CNCM I-745® liofilizada como medicamento. Esta estirpe única foi depositada no Instituto Pasteur (Paris) em 1989.

  • Mais de 100 estudos científicos comprovaram a eficácia da nossa estirpe única
  • Com a confiança dos médicos, 460 MILHÕES de pessoas já foram tratadas com a Saccharomyces boulardii CNCM I-745 desde a sua comercialização

Saccharomyces boulardii CNCM I-745

Para além da gastroenterologia, a Biocodex também desenvolveu conhecimentos científicos noutras áreas terapêuticas, como a dor, neurologia e medicina geral. Com a aquisição dos Laboratórios Iprad no início de 2020, a Biocodex também se dedica agora à saúde feminina..