Internacional

A nossa ciência

A Biocodex desenvolve, produz e distribui produtos farmacêuticos e soluções de saúde a nível mundial para pacientes de mais de 120 países. Com ênfase em três pilares principais (missão microbiota, medicamentos órfãos e saúde feminina), combinamos a I&D interna e parcerias científicas, experiência em produção e investimentos em start-ups para permanecermos na vanguarda da inovação e da qualidade. 

Investigação e desenvolvimento da Biocodex

A Biocodex possui o seu próprio centro de investigação e desenvolvimento. Desde 1989, está localizado em Compiègne (Oise, França). Mais de 50 cientistas altamente qualificados, com um conhecimento profundo dos produtos da Biocodex, trabalham em projetos de investigação. 

Experiência da Biocodex em I&D

A Biocodex possui um centro de investigação e desenvolvimento em Compiègne, perto de Paris. Mais de 50 cientistas altamente qualificados, com um conhecimento profundo dos nossos produtos, realizam investigação, que envolve química, farmacologia, microbiologia e ensaios clínicos. 

O nosso centro de I&D concentra-se em três prioridades:

  • Continuar a desenvolver a gama de produtos da Biocodex
  • Procurar novas indicações
  • Inovar com novas formas farmacêuticas.

As nossas principais áreas de investigação são:

  • Gastroenterologia
  • Probiótica e os seus diversos campos de aplicação
  • O sistema nervoso central.

A combinação de conhecimentos dos nossos investigadores permite à Biocodex criar métodos de síntese que respeitam o ambiente, garantir a qualidade farmacêutica dos nossos princípios ativos, explorar os mecanismos de ação dos medicamentos, dispositivos médicos e suplementos alimentares, e avaliar a sua eficácia e tolerância.

A equipa de I&D concentra toda a sua energia para melhorar o bem-estar dos pacientes e ajudar a construir o futuro da Biocodex.

Proezas em I&D da Biocodex

Descoberto e desenvolvido pela unidade de I&D da Biocodex, o Diacomit® é um medicamento órfão indicado para o tratamento de um tipo raro e muito severo de epilepsia. Este medicamento recebeu as autorizações de marketing na Europa, Japão, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Austrália e Suíça. 

Instalações de produção da Biocodex

A Biocodex possui três instalações de produção em França e Marrocos em conformidade com as normas mais exigentes para garantir a qualidade e segurança dos produtos.

Centro de produção e logística de ponta da Biocodex em Beauvais, França

A Biocodex gere um centro de produção e logística de 9 hectares em Beauvais, perto de Paris, desde 1968.

Aerial view of the Biocodex facility in Beauvais
Vista área das instalações da Biocodex em Beauvais

Inicialmente dedicada à produção da levedura probiótica Saccharomyces boulardii CNCM I-745® da Biocodex, a fábrica tem sido progressivamente modernizada para satisfazer a procura crescente à medida que a empresa tem vindo a crescer.

Desde 2005, a Biocodex tem acelerado este processo, investindo em equipamento e tecnologias de ponta. Em 2017, a Biocodex atingiu um marco importante com a instalação de uma das maiores plataformas de liofilização da indústria farmacêutica mundial, para a Saccharomyces boulardii CNCM I-745®. Esta extensão foi uma verdadeira proeza técnica, pois foi realizada sem interromper um único dia de produção.

Esta plataforma contém aproximadamente:

  • 30 peças de equipamento,
  • incluindo dois biorreatores de 15.000 litros,
  • um separador centrífugo e
  • dois liofilizadores de 55 m².

Certificações de Boas Práticas de Fabrico da Biocodex

A fábrica de Beauvais controla todo o processo de produção de medicamentos, desde o fabrico até à expedição. Consoante o produto, as nossas instalações podem produzir o princípio ativo farmacêutico e/ou embalar o produto final. Em todo o caso, Beauvais está no centro do nosso sistema de qualidade, em conformidade com as Boas Práticas de Fabrico (BPF), sendo certificado pela Autoridade Nacional Francesa do Medicamento e Produtos de Saúde (ANSM), a Agência Americana dos Medicamentos e da Alimentação (USFDA) e outras autoridades nacionais de todo o mundo.

Beauvais em números

  • Mais de 200 colaboradores
  • Plataforma logística de 6000 m2
  • 90 milhões de caixas expedidas por ano
  • 96% de entregas pontuais
  • Expedição para mais de 120 países

Fábrica da Biocodex em Casablanca, Marrocos

A Biocodex gere uma fábrica de 1 hectare em Nouaceur, perto de Casablanca, desde 2012. Estas instalações dedicam-se ao fabrico de produtos da Biocodex sob forma líquida.

Fábrica da Biocodex em Casablanca

A fábrica de Casablanca controla todo o processo de produção de medicamentos, desde o fabrico até à distribuição e controlo de qualidade, em conformidade com as Boas Práticas de Fabrico (BPF) de Marrocos e da Europa.

A nossa fábrica pode produzir até:

  • 40 milhões de frascos por ano através de
  • duas linhas de produção operadas
  • por uma equipa de 50 operadores altamente qualificados

Fábrica de Ferlux, França

Adquirida pela Biocodex em 2014, a Ferlux gere uma fábrica de 2 hectares perto de Clermont-Ferrand, no sul de França. Pioneira na ciência de polifenóis e produtora do único extrato de mirtilo considerado como princípio ativo farmacêutico, a Ferlux interessa-se pela diversidade de flavonoides coloridos e pelos seus extraordinários benefícios para a saúde.
Utilizando biotecnologias e processos suaves de extração/purificação, a Ferlux produz extratos secos ricos em bioflavonoides de excelente qualidade a partir de frutos cuidadosamente selecionados.

Visit Ferlux website

Investimento em in start-ups da Biocodex

A Biocodex tem investido em start-ups desde 2016 e tornou-se num ator importante no ecossistema biotecnológico francês. Apostamos principalmente em empresas que desenvolvem necessidades médicas não satisfeitas e terapêuticas inovadoras de probiótica ou estirpes microbianas que são benéficas para a saúde. Com uma abordagem a longo prazo e experiência industrial, a Biocodex é reconhecida como parceira valiosa por CEO, proprietários de projetos e investidores tradicionais, como gestores de fundos. A Biocodex procura constantemente apoiar novos projetos importantes.

A Biocodex investe na MAAT PHARMA

A Biocodex adquiriu uma participação na MaaT Pharma em 2016. A investigação da MaaT Pharma explora o potencial do transplante de microbiota fecal (FMT) como opção terapêutica, acelerando a inovação na terapia da microbiota. A Biocodex oferece 60 anos de experiência industrial nas culturas de estirpes, liofilização e tratamento oral, enquanto a MaaT Pharma se dedica ao uso de FMT como terapêutica nos pacientes com a Doença do Enxerto contra o Hospedeiro (DEcH) e leucemia mieloide aguda (LMA). A MaaT Pharma também desenvolveu a tecnologia de Bioterapia de Restauro do Microbioma Maat (MMRB), concentrando-se na recolha e análise de dados (plataforma GutPrint®), assim como nas atuais instalações de boas práticas de fabrico (BPF). 

A Biocodex investe na Exeliom Biosciences

A Biocodex tem investido na Exeliom Biosciences desde 2018. A missão desta empresa consiste em desenvolver uma nova classe de medicamentos, Live Biotherapeutics, com base na compreensão cada vez maior do papel fulcral da microbiota no sistema imunitário. A Exeliom Biosciences desenvolveu uma abordagem de estirpe única que utiliza as Faecalibacterium prausnitzii, que considera poder melhorar significativamente o tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como a doença Crohn ou a colite ulcerosa.  

A Biocodex investe na TargEDys

Em 2019, a Biocodex adquiriu uma participação na TargEDys, uma start-up que tem como objetivo agir no equilíbrio do metabolismo. Entre as inovações da empresa, destaca-se o Probiosatys™ com uma estirpe única Hafnia alvei 4597. Esta tecnologia é disponibilizada aos consumidores através do produto Symbiosys® Satylia® da Biocodex. 

A Biocodex investe na Kinnov Therapeutics

A Biocodex tem investido na Kinnov Therapeutics desde 2018. Focalizada no desenvolvimento de novas estratégias de dependência, a Kinnov Therapeutics concentra a sua investigação na combinação da ciproeptadina e da prazosina, duas moléculas que funcionam em sinergia para tratar as dependências.

A Kinnov Therapeutics está a realizar um ensaio clínico de fase II para confirmar a eficácia da combinação da ciproeptadina e da prazosina no tratamento do alcoolismo, um campo com soluções médicas insuficientes. Este projeto recebeu financiamento do programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia.